quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A partida do líder


Apesar de ter dito que não previa posts lamechas para os próximos tempos, vai ter de ser. Porque o dia de hoje foi marcado pela morte (ontem à noite) de Steve Jobs.

Escusado será dizer quem era Steve Jobs. Todos o conhecem como co-fundador da Apple. E foi esse o papel que mais o destacou. Mas é importante também realçar que ele foi o grande impulsionador da Pixar.

Foi sempre esta a fórmula de sucesso de Jobs. Ele nunca inventava nada de origem. Ele reinventava. De forma radical. Isto funcionou com leitores de MP3, computadores, telemóveis e tablets, bem como com a animação. Mas tudo o que eu diga será pouco para descrever o legado de Steve - para isso consultem a página da Wikipedia sobre ele.

Steve Jobs era muito mais que um CEO. Ele era um visionário, um homem que se preocupava com os pormenores. E, acima de tudo, era mais que um líder, era o líder. Jobs chegou a interromper, uma vez, a sua baixa médica para apresentar uma keynote da Apple.

Depois de muito tempo a lutar contra um cancro no pâncreas, Jobs despediu-se do cargo de CEO da Apple em Agosto, sabendo que estava na hora certa para o fazer. E ontem, 5 de Outubro de 2011, deixou-nos. Mas não nos deixou de mãos a abanar, deixou a sua grande marca.

Sem ele, hoje não teria sabido deste acontecimento através do meu smartphone, não teria visto mais detalhes na minha tablet nem estaria a postar do meu iMac.

Houve muitas personalidades que deixaram uma mensagem de homenagem a Jobs. Entre personalidades do mundo da tecnologia, como Bill Gates, Mark Zuckerberg, os fundadores da Google, ou CEO da Disney, e personalidades de outras áreas, como os presidentes Barack Obama e Cavaco Silva.

Para mim, o "tio Steve" era (e continua a ser) uma inspiração. Tanto na área da informática, onde tento seguir os seus ensinamentos na área do design e da experiência de utilizador, como na área da liderança. Ele é o meu modelo para ser um excelente líder.

Descansa em paz, Steve. Querias mudar o mundo, e assim o fizeste.

Sent from my iMac.

Sem comentários:

Enviar um comentário