terça-feira, 6 de setembro de 2011

Applemaníaco, mas não tanto. So what?

Um conjunto de textos de opinião (ou, em bom rigor, crónicas) que serão publicados quando me apetecer sobre qualquer assunto que venha a cabeça. This is Me: And This is My Opinion, também conhecido como So what?.


Applemaníaco, mas não tanto. So what?

Cada vez mais hoje em dia há aquelas pessoas que se chamam Applemaníacos, isto é, os ultra-fãs da Apple, que veneram produtos Apple, desprezam todos os gadgets que não são Apple e têm Steve Jobs como seu Deus. Há que controlar estes exageros.
Excusado será dizer que eu gosto bastante da Apple: sou dono babado de um iMac e de um iPod nano. Mas sou também dono de um telemóvel Android e ando de olho numa tablet da mesma subespécie. Porque há mais coisas para dar valor a um produto que uma maçã mordida e a frase “Designed by Apple in California”
No que toca a computadores, o principal que torna um Mac um bom computador é o seu sistema operativo, o OS X, que supera o Windows em todos os campos. No que toca a iPods, é a “unicidade” de modelos e funcionalidades que a Apple oferece. No que toca a telemóveis... É verdade que o iOS é um bom sistema operativo e o iPhone possui um bom hardware. Mas encontramos muito semelhante no mercado Android, ainda com a vantagem que um Android pode ser comprado de acordo com o uso que o utilizador (cá está) lhe vai dar. O modelo do Android pode variar no tamanho do ecrã, no processador, na RAM, e consequentemente, no preço. Um iPhone será sempre um iPhone, quer para profissionais da indústria de vídeo quer para alguém que apenas quer um telemóvel para ir à net e tirar fotos. E no campo das tablets é semelhante, não vou repetir a lenga-lenga.
Ao mesmo tempo, é também verdade que o design da Apple e a simplicidade dos seus produtos é única. Os produtos têm um design minimalista e apelativo à vista e toda a gente é capaz de trabalhar com um Apple logo à primeira vez.
Porém, desprezar um telemóvel só porque é Android ou desprezar um computador só porque é Windows, sem primeiro o analisar e comparar, é algo estúpido. Applemaníaco? Talvez, mas não tanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário