quarta-feira, 9 de março de 2011

Prateleiras da Semana (em que estamos)

Capinhas vêm depois, vamos às reviews.

O Diário da Nossa Paixão
Semana 3 - Dia 1

Voltamos ao registo choró-romanticó-lamechó-deprimente. É uma vez mais um livro de Nicholas Sparks, mas este veio aqui parar de forma algo curiosa. Ao contrário d'O Momento, este não foi um livro que achasse fantástico desde o início. Só comecei a achá-lo digno de há uns dias quando o reli em 2010.
Uma vez mais é uma fantástica história de amor. Mas, ao contrário da anterior, esta passa-se na idade adulta e abusa do grafismo. Bastante. Mesmo demasiado. E estamos a falar de um livro, recordo!
Não vou fazer uma sinopse - para isso existem já aí vários sites. Mas recomendo também a todos. Lê-se muito bem, e tem aquela escrita que prende ao livro.
É muito curioso ver a forma como renasce a relação entre Noah e Allie.

O Raid
Semana 3 -Dia 2

E é aqui que morrem todos. É verdade meus amigos, eu escolhi para filme desta Terça o filme desta Segunda.
O Raid é a fantástica história de um grupo de escuteiros que, na sua actividade típica - um raide - vêem o seu guia cair numa ribeira e a ir desta para melhor, e recorrem a um amigo escuteiro para tentar resolver a situação.
O DVD inclui, para além da versão final, os castings, para as várias versões do filme - lento, rápido, triste e alegre - já vistas durante os créditos finais, e ainda duas versões inéditas: a versão chunga e a versão "Estamos perdidos".
Devo dar os meus parabéns à equipa de guionistas deste filme. Apesar de ter tido várias fases de produção e vários guiões escritos, realço a equipa da sua fase final: Ana Figueiredo, Carolina Rocha, Gonçalo Reis, Luís Brázio e Maria João Francisco. Dar ainda os meus parabéns aos protagonistas - Gonçalo Reis, João Luís e Luís Brázio -, aos actores "secundários" (cujo papel não tem nada de secundário) - Ana Catarina Coelho, Ana Maria Cosmelli, Ana Rita Figueiredo, Beatriz Ribeiro, Carolina Letras, Carolina Rocha, Catarina Ganhão, Cláudia Velez, Duarte Louro, Inês Fernandes, Joana Matos, João Dias, Márcia Lameiras, Maria João Francisco, Sara Pereira e Tiago Fernandes -, ao realizador - Miguel Pereira -, e ao cameramen - José Ramos.
Excelente filme, galardoado com um prémio da academia (de escuteiros do 927).

2 comentários: