segunda-feira, 18 de julho de 2011

Harry Potter e o Final Épico: Parte Wow

Aviso
Este post contém spoilers. Ou vai conter assim que o acabar e publicar. Portanto, se ainda não viram o filme ou leram o livro e ainda não sabem que o Harry Potter morre, não leiam este post.
Ah. E ainda não viram o filme? A sério? De que planeta são?

Como vocês devem saber, eu sou um fã da saga Harry Potter. Já li cada livro pelo menos umas 4 ou 5 vezes em português e estou a percorre-los agora em inglês, e já vi cada filme no mínimo duas vezes, sem falar em algumas conversas que tenho com um certo alguém. Mas não foi disso que vos vim aqui falar.

Fui, há uns dias, antes de todos vocês (sim, fui à meia noite de quarta para quinta), ver o último filme da tão aclamada saga - Harry Potter e os Talismãs da Morte Parte II. Caramba, acabou! Dez anos disto e já acabou. Lá estou eu a mudar de assunto. Voltando ao que me trouxe aqui: achei o filme espetacular, grandioso, "epic times four" (Emma Watson). Por tudo e mais  alguma coisa nele. Vou começar pelo bom e passar aos defeitos.

O Global
O filme está bom. Tem um bom início, um bom meio, um bom fim. Tem boas cenas de acção, cenas comoventes e os seus momentos de comédia lá pelo meio. O filme não é tão escuro como alguns dos outros, o que acho um ponto positivo.  O 3D em algumas partes era inútil, tenho de confessar. Foi um filme que superou todas as minhas expectativas, e achei que havia cenas mesmo espectaculares. Que estavam contadas da forma certa, e mostradas no ecrã de forma espectacular.

As Cenas Geniais
Houve três cenas e um momento que achei geniais.
O momento foi o há muito aguardado beijo entre o Ron e a Hermione. Em primeiro, porque contradiz todas as regras cinematográficas de beijos: uma longa espera, um aproximar de lábios, só passados uns segundos é que as personagens se agarram... Este beijo está feito de forma totalmente diferente. Passa-lhes ums onda gigante por cima, olham um para o outro por muitos breves segundos, e agarram-se e beijam-se no momento a seguir. Está excelente!
A cena seguinte que achei genial foi a das memórias do Snape. Não só por conhecermos um novo lado desta personagem, mas principalmente do modo como a cena foi feita. As memórias que foram escolhidas, como foram filmadas, como foram montadas. Excelente também.
A segunda cena que achei muito bem feita foi a cena em que o Harry está meio-morto. Não a tinha imaginado desta forma quando li o livro, mas está muito melhor assim. Cinco pontos (no mínimo) para a malta dos efeitos especiais e outros cinco para quem idealizou o cenário desta forma. Esta forma mística de representar a estação está mesmo muito boa. E o diálogo também foi muito bem idealizado, as falas do Dumbledore muito bem escolhidas. Uma das cenas que acho brilhantes.
E a última é a última. O epílogo. Eu já conhecia a história, mas conseguiram surpreender-me. Principalmente pela forma como filmaram e encadearam a cena. Os "pais" só aparecem na altura necessária, e têm a caracterização também excelente. Tem também a sua dose de momentos comoventes (aliás, todo o epílogo o é). E faz um fim voltando ao início, fazendo assim um "ciclo" e dando vontade de rever todos os 8 filmes desde o início.

Os lapsos!
É verdade, há muitos lapsos neste filme! Obviamente não consegui reparar em todos, mas houve uma coisa que notei clara falta: a decisão que o Harry toma em decisão à varinha. No livro, ele usa a varinha de sabugueiro para reparar a sua, e deixa a do Dumbledore onde ela pertence, ficando apenas com o manto que era dele por direito. No filme, ele simplesmente a parte e atira para o meio do nada! Onde está o afecto aqui?
E houve também um corte notório no que toca à cena do beijo. A reacção do Harry ao beijo era genial!

A minha nota: a máxima.

4 comentários:

  1. Bem, queria dizer que também achei o filme fantástico, um dos melhores (senão o melhor mesmo). Apesar de não chegar sequer aos teus calcanhares como fã também tenho as minhas pancas...XD Mas há algumas coisas que tenho de salientar: em primeiro lugar é um autêntico milagre estares a dizer que viste um beijo (ainda para mais porque o adoraste)que concordo,foi fantástico. Em seguida, também li o livro e sabia o que ia acontecer mas não pude deixar de ficar espantada pela qualidade deste filme; em terceiro concordar que o epílogo foi o espantoso, mas apenas me deixa triste por ter marcado o Fim. Por último assinalo que só existe uma palavra para descrever esta épica longa metragem:Genial!

    ResponderEliminar
  2. Ta demais João, bem já era de esperar de ti lool, já vi que és mesmo um ganda fan do Harry Potter =P, eu já li os livros todos e já vi os filmes todos e adorei tudo ta simplesmente perfeito, só e pena ter de acabar esta Saga magnifica e maravilhosa que durou 10 anos a fazer, bem só tenho um coisas a dizer em relação a isso, 10 anos bem gasto =P

    ResponderEliminar
  3. Boa joão, a parte dos lapsos fez-me apanhar barra no final -.-'
    quanto às prestações dos actores, tive pena que a grande Helena Bonham Carter (Belatriz Lestrange) tivesse ficado um pouco esquecida, sempre adorei as prestações dela e neste filme ela ficou um pouco à margem...
    Fiquei com uma duvida, quando li não me lembro de ver qualquer referência ao amor de Neville Longbottom por Luna, saltei essa parte?

    ResponderEliminar
  4. Não há referência nenhuma. Aliás, o Neville casa com a Hannah Abbott e a Luna com o Rolf Scamander.

    ResponderEliminar