terça-feira, 19 de julho de 2011

Humor em Portugal: um ponto de situação feito por um gajo que tenta ter piada mas não consegue.

hu.mor
  1. forma de entretenimento e de comunicação humana
  2. qualidade cómica ou absurda de uma situação, que a torna engraçada

Nestes momentos de anunciada crise (tanto económica como de valores), não há nada que caia melhor a um português do que uma boa gargalhada. O que temos nós por cá para nos ajudar a cumprir esse objectivo? Vou, uma vez mais, armar-me em crítico sem qualificações e fazer um ponto da situação.

Na Televisão

Neste momento, o humor que há na televisão portuguesa encontra-se em 3 canais: os 2 canais da RTP e o canal Q, exclusivo da MEO.

Último a Sair
A fórmula deste programa é muito simples: é um reality show... que é ficção. É uma sátira aos reality shows, feito por um elenco de luxo, dos quais se destacam Gonçalo Waddington, Miguel Damião, Rui Unas, Roberto Leal, Luciana Abreu e Bruno Nogueira, autor do programa.  O programa, que funciona da mesma forma que qualquer outro reality show, garante uma noite divertida a quem o vê, ora nas galas de nomeação ora nas galas de expulsão. É um programa que definitivamente recomendo, e que cumpre bem o seu papel.

Portugal Tal e Qual
Este programa é interpretado por João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, a.k.a. Quim Roscas e Zeca Estacionâncio. Confesso que vi este programa apenas uma vez, mas pelo que conheço do trabalho dos autores (leia-se Telerural e a famosa música da Comunidade 26), sei que está aqui mais um trabalho de qualidade. Este "é um programa que faz um retrato sociológico do país atual, conduzido por pessoas sem a mínima formação e credibilidade, resultando num estudo social capaz de envergonhar António Barreto" (seja esse quem seja). Basicamente, é um retrato humorístico da nossa sociedade - que já passa por ridícula na sua forma inalterada.

Herman 2011
Este programa, que já terminou, era uma aposta diferente no humor. Era um programa de um dos formatos de humor mais comuns da actualidade - o talk-show humorístico - apresentado por um óptimo comunicador considerado o pai do humor português - Herman José. Embora o seu humor já não esteja tão apurado como nos seus tempos dourados, continua a dar para passar um bom bocado, nomeadamente pelos momentos de conversa.

Cinco para a Meia Noite
Este programa, neste momento em pausa entre temporadas, é um dos que menos conheço - e só descobri há relativamente pouco tempo que dava à meia noite e vinte. Apresentado por cinco humoristas, um para cada dia da semana, é outro programa que recaí no formato de talk-show humorístico. Pelo pouco que vi parece-me que também cumpre o seu papel na grelha televisiva.

Canal Q
O canal Q é um canal exclusivo do MEO da produtora Produções Fictícias, e é dedicado exclusivamente ao humor. Não vale a pena falar de todos os programas - porque são muitos e não vejo a grande maioria deles. Mas fazem parte deste canal nomes bem conhecidos do humor português, como Rui Unas, Nuno Markl, Vasco Palmeirim...

Na Rádio

Manhãs da Comercial
Posso falar por falta de conhecimento, mas penso que o humor na rádio esteja neste momento no programa da manhã da Rádio Comercial. Por três motivos. O primeiro, a equipa espantosa que faz este programa - Pedro Ribeiro, Vanda Miranda, Vasco Palmeirim e Nuno Markl - que conseguem fazer da pausa entre duas músicas um momento para rir. O segundo, as músicas "originais" de Vasco Palmeirim, que são simplesmente geniais. O terceiro, e um dos principais, a rubrica de Nuno Markl, Caderneta de Cromos, que já visitei aqui. Cada momento passado a ouvir este programa é um momento bem passado.

Na Imprensa

Boca do Inferno
Desta vez sei que de certeza peco por falta de conhecimento, haverá de certeza muitos mais blocos de humor fenomenais na imprensa portuguesa. Mas este tem definitivamente de ser referido. Boca do Inferno é o nome das crónicas semanais escritas na revista Visão por Ricardo Araújo Pereira (sim, o alto dos Gato). Este senhor faz isto de forma espectacular: ele escreve humor inteligente. Não só aquele humor fácil, mas principalmente humor que requer compreensão. Sempre excelente. Ah, e caso não se recordem, já visitei essas crónicas aqui.

Na Internet

Fora da Box
Não, não me enganei a categorizar esta "série". Fora da Box é, não nos deixemos enganar, publicidade, e é divulgada principalmente na rede das redes. Mas publicidade da bem feita. É uma série de humor, interpretada pelos Gato Fedorento e por Rui Unas, entre outros, e garanto-vos que garante boas gargalhadas. É caso para dizer "não tropeces no coiso".

Sem comentários:

Enviar um comentário