terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Prateleira da Semana - Semana 1, Dia 2



Terça-feira, dia de filme. Vamos a isso.

Desta vez não vou falar de um filme, mas de uma trilogia completa: a trilogia Regresso ao Futuro, de 1985 (título original Back To The Future). São os 3 filmes de Steven Spielberg e Robert Zemeckis, com Michael J. Fox e Christopher Lloyd como protagonistas.

Vamos um a um.

Regresso ao Futuro
O ano que corre é o de 1985 - mas não por muito tempo. Marty McFly está prestes a ser projectado de volta a 1955, a bordo de uma máquina do tempo construída a partir de um DeLorean, movida a plutónio, criada pelo excêntrico génio Doc Emmett Brown. Porém, em 1995, quando Marty (acidentalmente) evita que os seus "futuros" pais se apaixonem, acciona uma reacção em cadeia que porá a sua existência em risco. Por isso Marty terá de fazer com que os seus pais se apaixonem antes de o relâmpago atingir a torre do relógio - a única hipótese de ele se pôr a caminho de regresso ao futuro.

Regresso ao Futuro Parte II
Nesta continuação prova-se que um raio pode cair duas vezes no mesmo local. Marty e Doc ainda mal recuperaram da sua primeira viagem no tempo quando decidem lançar-se, de novo, no contínuo do espaço-tempo. Só que as suas peripécias no ano de 2015 criam uma assustadora e alternativa Hill Valley em 1985, onde o fanfarrão Biff Tannen é rico, poderoso e pai de Marty! Agora, a única alternativa que resta para solucionar o presente é voltar ao passado, novamente a 1995. Mas Doc e Marty têm de conseguir remediar o passado sem originar um paradoxo temporal de fraccionamento do universo - pois não se podem cruzar consigo próprios.

Regresso ao Futuro Parte III
Cumprindo uma fantasia de longa data, Doc Brown decide viver no Velho Oeste da década de 1880. Porém, quando Doc se vê ameaçado por um fim prematuro, Marty regressa ao passado para tentar salvá-lo. Existe só um problema: Doc está tão apaixonado pela professora Clara Clayton que é incapaz de raciocinar correctamente! Cabe agora a Marty manter Doc longe de apuros, o DeLorean a funcionar e o passado, o presente e o futuro no rumo certo, para que todos possam regressar ao local - e ao tempo - a que pertencem.

(Resumos adaptados do livreto que vem com o DVD)

Porquê a escolha destes filmes? São fantásticos, todos os 3. Falam de conceitos avançados de viagens no tempo de formas simples em que todos entendem, e a história tem uma continuidade fantástica. Falam de viagens no tempo e, principalmente, do perigo que seriam. Cada personagem tem uma personalidade muito própria, o que torna a história muito interessante de seguir. É também engraçado ver como os eventos se repetem ao longo dos anos, sempre envolvendo as mesmas pessoas (ou familiares).

A título de curiosidade, segundo várias pessoas com Síndrome de Asperger, é muito provável que o Doc também "sofra" de SA. Curioso, e se conhecerem bem a síndrome vão conseguir confirmar isso ao ver os filmes.

E a principal mensagem do filme está no brilhante ensinamento de Doc no fim da trilogia: «O futuro não está escrito, por isso façam do vosso um bom futuro.»


Partilhem a vossa opinião comentando este post.

Sem comentários:

Enviar um comentário